Dinamização de atividades para pessoas em luto
O luto para a Compassio é o processo que se vive quando há uma perda. De uma pessoa, de uma relação, de um animal de estimação, de bens, de saúde, de um emprego, e muitas outras perdas. E todas as perdas contam! O luto é um processo natural e constante na nossa vida.
Grupos CASA
O público alvo destas são pessoas com vivência de doença grave ou crônica, e pessoas em luto. A partilha tem sido transformadora!

CASA DOENTES
Grupo de partilha para pessoas com vivência de doenças graves e/ou crónicas
Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher a sua atitude em qualquer circunstância da vida (Vitor Frankl).
7 Sessões num caminho de crescimento mútuo, de consciência de que não estamos sós, e de cultivar um olhar positivo perante a realidade.

CASA LUTO
Grupo de partilha para pessoas em processo de luto
O processo de luto, muitas vezes, pede-nos para olharmos para o nosso lugar na vida e no mundo. Sendo também o mundo a nossa casa, o Grupo Casa Luto é precisamente um convite a dar significado a esse lugar. Em rede, ligamo-nos através da vivência que a perda traz a cada um de nós. É por isso, não um grupo terapêutico, mas sim um grupo comunitário. Durante 7 sessões, a partir da rede, tecemos o suporte e construímos a casa, fonte de alimento e de outros recursos, a nossa base e o nosso porto de abrigo. Percorremos cada divisão com o sentir desperto e o espaço de escuta atenta.
Até dezembro de 2024 realizamos 8 edições de grupos CASA PARA 80 participantes.
ENCONTROS COM LUTO
Realizamos a primeira edição em novembro de 2024,e consiste num encontro informal de partilha, ao estilo de uma tertúlia, para pessoas em processo de luto, para que a comunidade se transforme numa rede de apoio que “dê asas” à compaixão e ao cuidado. Onde cada um tem espaço e tempo para ser escutado e, se quiser, falar sobre o seu luto.
RETIRO "A HORA DOR ZORZAIS"
A hora dos zorzais é uma expressão que homenageia o movimento destas aves em direção ao reencontro, uns dos outros, quando o dia chega ao fim. Ajuda-nos, pois, a simbolizar o nosso encontro em forma de retiro para irmos mais fundo, damos casa, abrigo, ninho, poiso à dor de perdermos alguém, ajudando-nos, a cada um de nós e a todos, a dar-lhe abrigo e a dar-lhe uma morada.
Já realizámos 3 retiros para 30 participantes.
OFICINAS COM ASAS (OCA'S)
Oficinas artísticas para pessoas em processo de luto, para criar uma oportunidade de expressar a dor do luto através da arte. Poder transformar sentimentos em expressão artística, criando conexões e abrindo espaço para novas perspectivas sobre a vida e o luto.
Disponibilizamos várias expressões artísticas: Movimento, farmácia poética, arteterapia, fotografia, escrita criativa e cerâmica.
