“Dá à tua tristeza todo o espaço e abrigo que é devido, pois se todos suportarem a sua tristeza com honestidade e coragem, a tristeza que agora enche o mundo diminuirá.” – Etty Hillesum
Grupo comunitário de partilha para integrar e encontrar sentido, dirigido a pessoas que vivenciam um processo de luto (12 pessoas no máximo)
O processo de luto, muitas vezes, pede-nos para olharmos para o nosso lugar na vida e no mundo. Sendo também o mundo a nossa casa, o Grupo Casa Luto é precisamente um convite a dar significado a esse lugar. Em rede, ligamo-nos através da vivência que a perda traz a cada um de nós. É por isso, não um grupo terapêutico, mas sim um grupo comunitário.
Durante 7 sessões, a partir da rede, tecemos o suporte e construímos a casa, fonte de alimento e de outros recursos, a nossa base e o nosso porto de abrigo. Percorremos cada divisão com o sentir desperto e o espaço de escuta atenta.
7 sessões:
1 – HALL – apresentação, testemunhos e regras de funcionamento do grupo;
2 – SALA – definição do luto; as tarefas do luto; o quê e o como;
3 – QUARTO – compreender a relação com a pessoa que morreu
4 – DISPENSA – descobrir recursos para as mudanças e ajustes
5- COZINHA – a busca do sentido da vida
6 – SÓTÃO– integração e um novo limiar
7 – JARDIM – despedida e ligação à comunidade
O grupo irá iniciar dia 28 de abril. Funcionará às segunda feiras, das 18h30 às 20h, na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, no Marquês, no Porto.
Link de inscrição: https://forms.gle/b7DXuUeq5EGm4qGM7